Como otimizar a gestão logística?

Otimizar a gestão logística pode fazer a diferença para empresas – de todos os portes – que atuam no setor do transporte. Isso porque realizar o transporte no tempo acordado, com menor custo possível e em segurança significa uma virada positiva no negócio.

Nesse sentido, empresas do ecossistema de transportes – como transportadoras, embarcadores, operadores logísticos – precisam estar atentas às tendências de mercado. Afinal, a otimização da gestão logística é um dos pontos decisivos em nos resultados dessas empresas.

Certas fórmulas funcionaram por décadas em empresas, especialmente nas familiares. Há dois lados distintos quando se fala em empresas familiares.

Se por um lado a passagem da gestão entre gerações é interessante pelo fator histórico e cultural da empresa, é imprescindível, por outro lado, que o negócio se atualize e se prepare para as novas necessidades impostas pelo mercado.

O crescente número de veículos nas empresas, a quantidade de dados (e a demanda de transformação desses dados em informações relevantes), as novas formas de atendimento e a necessidade de melhoria de processos são apenas alguns dos itens que demonstram a complexidade dessa gestão logística.

Para intensificar ainda mais essa complexidade, é preciso olhar com atenção para o que precisam os colaboradores, ao que esperam os parceiros de negócio externos e às atualizações de leis.

A palavra principal aqui, portanto, é eficiência. E alguns fatores vêm se mostrando fundamentais para isso. Falaremos deles a seguir.

Otimização da gestão logística em três pontos

Como mencionado anteriormente, a otimização da gestão logística é um tema longo e que envolve muitas ações. Passa, desde a área de recursos humanos – já que é necessário ter, nos quadros da empresa, pessoas qualificadas e que estejam nas posições corretas e estratégicas – até o investimento em tecnologias adequadas.

Neste texto, vamos expor três pontos que contribuem decisivamente com a otimização da gestão logística:

1) Especifique seus processos

Observe, avalie, estude e entenda com profundidade todos os processos da empresa. Mapeie, com o máximo de detalhes possível, como cada atividade da empresa é realizada.

Coloque todo esse processo, bastante detalhado e completo, no papel. Seja fiel ao que realmente acontece – e não o que deveria, idealmente, ser feito nas rotinas.

A esse detalhamento, inclua, ainda:

a) toda a necessidade de recursos;

b) quanto tempo, em média, cada tarefa é efetivada;

c) quais os resultados esperados; d) erros mais comuns que acontecem durante cada processo.

Ter o mapeamento bastante aprofundado vai trazer clareza para que você e sua equipe compreendam os possíveis problemas durante o processo.

Porém, mais do que isso: a partir dessa análise, fica mais transparente o caminho necessário a seguir: a produção de um plano de ações que revertam os erros e, desta forma, potencializem o êxito dos processos.

2) Tenha um ótimo planejamento

Ter um planejamento de curto, médio e longo prazo é essencial para as empresas do setor de logística, assim como para qualquer outro setor de atividade.

Tendo gabaritado o item anterior, preenchendo o mapeamento das atividades da empresa com bastante detalhamento, realizar o planejamento fica mais fácil.

Metas, objetivos, ações, cronograma e previsão de orçamento, assim como resultados esperados, devem estar especificados no planejamento.

Toda a empresa precisa estar atenta ao planejamento. Os líderes devem conduzir as atividades da empresa com base no que foi traçado no planejamento, porém, todos os colaboradores devem ter conhecimento e trabalhar com base nesses objetivos.

À gerência da empresa também cabe a avaliação constante do que foi atingido, conforme o cronograma, e o recálculo frequente da rota. Afinal, muitos fatores podem variar no decorrer de um período.

Assim, se há, por exemplo, uma alteração de mercado, como o aumento expressivo de demandas, a empresa precisa ajustar o planejamento.

3) Invista em tecnologia para melhorar a gestão logística

Ferramentas específicas e automatizadas de controle e monitoramento eficientes são fundamentais para otimizar a gestão logística.

E, é claro, essas ferramentas precisam apresentar indicadores gerenciais. É a partir dos indicadores que o ciclo se fecha, uma vez que é possível a identificação dos pontos de melhorias.

No segmento de transportes, pode-se citar alguns dos itens específicos os quais demandam monitoramento: Gerenciamento de Risco, Controle de Jornada de Motoristas, Gestão de Escoltas, Painel Logístico, Business Inteligence (BI).

As soluções podem ser implantadas na estrutura da empresa, mantidas como soluções WEB, aplicativos mobile, ou mesmo uma integração entre as opções.

A Trafegus Sistemas dispõe de soluções tecnológicas que facilitam a gestão logística, promovendo maior eficiência nas atividades, redução de custos e fornecendo os dados necessários para que sua empresa cresça ainda mais.

Conheça as soluções para otimizar a gestão logística de sua empresa em nosso site.

Icone Trafegus Footer-a

+55 49 3026-7777

contato@trafegus.com.br

©Todos os direitos reservados a Trafegus® Sistemas.