Como potencializar coletas e entregas?

Que os processos de coletas e entregas são operações essenciais na logística, todos os entes deste setor já sabem.

Porém, muitas empresas ainda estão na fase de identificar, evitar e superar erros. Esse movimento certamente é importante.

É normal que problemas isolados aconteçam esporadicamente, mas o fundamental é que os processos como um todo estejam adequados. E, é claro, que erros sejam constatados e corrigidos.

Contudo, é fundamental frisar que empresas do setor logístico que enxergam além do óbvio, estão voltadas a potencializar processos de coleta e entrega. Como a sua empresa está posicionada nesse quesito?

Se você pretende melhorar essa atividade, leia esse conteúdo até o final!

Tenha detalhes dos dados de coletas e entregas

Primeiro, para que sua empresa consiga compreender o que é necessário para melhorar o processo, não há outro caminho: é necessário ter os dados completos a respeito da operação.

A partir da avaliação e tratamento dos dados, geram-se informações que diagnosticam o momento atual dos processos de coleta e entrega.

Depois, é possível estabelecer quais as potencialidades da empresa. Essas possibilidades podem ser melhorias qualitativas quanto quantitativas.

Acima de tudo, independente do tipo de melhoria que sua empresa resolva investir, é importante pontuar que o foco sempre precisa ser a atuação assertiva.

Ou seja, números exorbitantes de quantidade de operações nem sempre representam o fundamental. Em outras palavras, não é esse o ponto que despertará o interesse por parte de possíveis novos clientes.

O que mais interessa ao mercado, por outro lado, é um percentual baixo de problemas. Isso gera uma percepção melhor da empresa e, consequentemente, a valorização do serviço prestado.

Problemas do processo

Por que ocorrem problemas nas coletas e entregas? Que situações causam gastos extras desnecessários nas coletas e entregas?

Algumas das razões, certamente, são:

– Baixas manuais de coletas e entregas;

– Ausência de comprovação de entrega;

– Falta de uma roteirização otimizada;

– Problemas com notas fiscais;

– Atrasos nos processos por planejamentos inadequados;

– Falta de rastreabilidade das mercadorias;

– Ausência de indicadores de status de coletas e entregas;

– Relatórios insuficientes ou ineficazes.

Resolva questões de coletas e entregas com tecnologia

Certamente a tecnologia pode contribuir para a redução destes e outros problemas. E, como já dito no início do texto, não só isso: a tecnologia pode aprimorar os pontos da coleta e entrega que já estavam bons.

Afinal, mais eficiência traz uma imagem mais positiva de sua empresa. Além da retenção e satisfação de atuais clientes, é possível conseguir novos clientes.

O custo-benefício de uma ferramenta tecnológica eficaz é bastante positivo. Para esclarecer: sua empresa deixa de aumentar gastos com erros evitáveis e ainda aumenta a produtividade – com qualidade de coletas e entregas, é claro.

Resumindo: a competitividade da sua empresa é maior, assim como a satisfação do cliente e a probabilidade de crescimento do seu negócio.

O que o Aplicativo Trafegus Prestador oferece no módulo coletas e entregas

A Trafegus oferece um módulo bastante completo e assertivo para coletas e entregas no Aplicativo Prestador.

Dentre as funcionalidades, por exemplo, estão:

Primeiro – A baixa de coleta/entrega de duas maneiras:

Automática, quando entra no raio (local) definido;

Manual, com foto e leitura de código de barras da Nota Fiscal;

Segundo – Ranking / Relatórios:

Entregas ou coletas realizadas ou não;

Avaliação de local;

Terceiro – Roteirizador com a sequência ideal de entregas e coletas;

Controle de desvio de rotas;

Quarto – Indicadores:

Status de coletas e entregas (Monitor WEB e App);

Anomalias de coletas e entregas não realizadas;

Quinto – Visualização de fotos de mercadorias, local e documentos (NF, canhotos);

Navegação GPS (Waze, Google Maps, Apple Maps).

Portanto, com tais funcionalidades, o módulo oferece benefícios às empresas, como:

– a praticidade para os motoristas e ajudantes, e, acima de tudo, o controle mais correto aos gestores, com indicadores gerenciais;

– a otimização logística e consequente redução de custos (com combustível e tempo, por exemplo);

– maior segurança para a operação e, portanto, confiabilidade das informações (com fotos, leitura de documentos, localização e código de barras).

Além disso, os motoristas têm seu trabalho facilitado. Eles conseguem acompanhar os status de coleta e entrega; saber as distâncias entre os locais; e executarem o sequenciamento de locais conforme ordem pré-definida.

Ou seja, há menos desafios especialmente com a ordenação de locais por onde passar.

Ainda é possível visualizar as viagens agendadas, com informações de locais e quantidades de coletas e entregas em cada roteiro.

O módulo do Prestador oferece, ainda:

Visualização, em mapa, com os status de cada local, diferenciado por cores, para Coletas ou Entregas pendentes, realizadas ou não.

Datas realizadas.

Visualização de rota da viagem.

Roteirização até o próximo local.

Notificação de desvio de rota.

Por fim, ainda é possível qualificar os locais, com a atribuição de notas baseada em parâmetros pré-definidos e foto do local.

Consequentemente, o gestor tem informações e indicadores suficientes para a otimização da operação, visualizando todos os dados por meio do Monitor de Coleta e Entrega.

Conheça mais sobre o Prestador!

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