Que os processos de coletas e entregas são operações essenciais na logística, todos os entes deste setor já sabem.
Porém, muitas empresas ainda estão na fase de identificar, evitar e superar erros. Esse movimento certamente é importante.
É normal que problemas isolados aconteçam esporadicamente, mas o fundamental é que os processos como um todo estejam adequados. E, é claro, que erros sejam constatados e corrigidos.
Contudo, é fundamental frisar que empresas do setor logístico que enxergam além do óbvio, estão voltadas a potencializar processos de coleta e entrega. Como a sua empresa está posicionada nesse quesito?
Se você pretende melhorar essa atividade, leia esse conteúdo até o final!
Tenha detalhes dos dados de coletas e entregas
Primeiro, para que sua empresa consiga compreender o que é necessário para melhorar o processo, não há outro caminho: é necessário ter os dados completos a respeito da operação.
A partir da avaliação e tratamento dos dados, geram-se informações que diagnosticam o momento atual dos processos de coleta e entrega.
Depois, é possível estabelecer quais as potencialidades da empresa. Essas possibilidades podem ser melhorias qualitativas quanto quantitativas.
Acima de tudo, independente do tipo de melhoria que sua empresa resolva investir, é importante pontuar que o foco sempre precisa ser a atuação assertiva.
Ou seja, números exorbitantes de quantidade de operações nem sempre representam o fundamental. Em outras palavras, não é esse o ponto que despertará o interesse por parte de possíveis novos clientes.
O que mais interessa ao mercado, por outro lado, é um percentual baixo de problemas. Isso gera uma percepção melhor da empresa e, consequentemente, a valorização do serviço prestado.
Problemas do processo
Por que ocorrem problemas nas coletas e entregas? Que situações causam gastos extras desnecessários nas coletas e entregas?
Algumas das razões, certamente, são:
– Baixas manuais de coletas e entregas;
– Ausência de comprovação de entrega;
– Falta de uma roteirização otimizada;
– Problemas com notas fiscais;
– Atrasos nos processos por planejamentos inadequados;
– Falta de rastreabilidade das mercadorias;
– Ausência de indicadores de status de coletas e entregas;
– Relatórios insuficientes ou ineficazes.
Resolva questões de coletas e entregas com tecnologia
Certamente a tecnologia pode contribuir para a redução destes e outros problemas. E, como já dito no início do texto, não só isso: a tecnologia pode aprimorar os pontos da coleta e entrega que já estavam bons.
Afinal, mais eficiência traz uma imagem mais positiva de sua empresa. Além da retenção e satisfação de atuais clientes, é possível conseguir novos clientes.
O custo-benefício de uma ferramenta tecnológica eficaz é bastante positivo. Para esclarecer: sua empresa deixa de aumentar gastos com erros evitáveis e ainda aumenta a produtividade – com qualidade de coletas e entregas, é claro.
Resumindo: a competitividade da sua empresa é maior, assim como a satisfação do cliente e a probabilidade de crescimento do seu negócio.
O que o Aplicativo Trafegus Prestador oferece no módulo coletas e entregas
A Trafegus oferece um módulo bastante completo e assertivo para coletas e entregas no Aplicativo Prestador.
Dentre as funcionalidades, por exemplo, estão:
Primeiro – A baixa de coleta/entrega de duas maneiras:
Automática, quando entra no raio (local) definido;
Manual, com foto e leitura de código de barras da Nota Fiscal;
Segundo – Ranking / Relatórios:
Entregas ou coletas realizadas ou não;
Avaliação de local;
Terceiro – Roteirizador com a sequência ideal de entregas e coletas;
Controle de desvio de rotas;
Quarto – Indicadores:
Status de coletas e entregas (Monitor WEB e App);
Anomalias de coletas e entregas não realizadas;
Quinto – Visualização de fotos de mercadorias, local e documentos (NF, canhotos);
Navegação GPS (Waze, Google Maps, Apple Maps).
Portanto, com tais funcionalidades, o módulo oferece benefícios às empresas, como:
– a praticidade para os motoristas e ajudantes, e, acima de tudo, o controle mais correto aos gestores, com indicadores gerenciais;
– a otimização logística e consequente redução de custos (com combustível e tempo, por exemplo);
– maior segurança para a operação e, portanto, confiabilidade das informações (com fotos, leitura de documentos, localização e código de barras).
Além disso, os motoristas têm seu trabalho facilitado. Eles conseguem acompanhar os status de coleta e entrega; saber as distâncias entre os locais; e executarem o sequenciamento de locais conforme ordem pré-definida.
Ou seja, há menos desafios especialmente com a ordenação de locais por onde passar.
Ainda é possível visualizar as viagens agendadas, com informações de locais e quantidades de coletas e entregas em cada roteiro.
O módulo do Prestador oferece, ainda:
Visualização, em mapa, com os status de cada local, diferenciado por cores, para Coletas ou Entregas pendentes, realizadas ou não.
Datas realizadas.
Visualização de rota da viagem.
Roteirização até o próximo local.
Notificação de desvio de rota.
Por fim, ainda é possível qualificar os locais, com a atribuição de notas baseada em parâmetros pré-definidos e foto do local.
Consequentemente, o gestor tem informações e indicadores suficientes para a otimização da operação, visualizando todos os dados por meio do Monitor de Coleta e Entrega.