Porque fazer o controle de jornada dos motoristas

O setor de transportes tem algumas características próprias, na sua gestão e operação, mas um fator é imprescindível nesse setor: os motoristas! Eles são peças fundamentais no tabuleiro que compõe o segmento de transportes e seu gerenciamento é crucial para o sucesso do negócio.

Claro que em relação aos motoristas houve muita evolução, com profissionais mais qualificados, mais capacitados, além de avanços e adequações na legislação vigente no que tange o trabalho dos mesmos, sendo que as transportadoras foram obrigadas a se adequarem, não somente para atender à essa legislação, mas também para otimizar seus serviços e resultados.

Para atender à legislação trabalhista específica para os motoristas, garantir maior segurança jurídica, otimizar a logística das operações, gerar mais economia e melhorar os resultados é necessário realizar o Controle de Jornada dos Motoristas. Note que, não é apenas importante fazer, é necessário fazer esse controle.

Isso possibilita às transportadoras monitorar com precisão esse ponto, evitando problemas que afetem à legislação, como horas trabalhadas, horas em direção contínua, horas extras, paradas por tempo maior ou menor que o determinado, entre outros itens, contribuindo para a melhoria na relação entre motoristas e empresas, apresentando informações relevantes, diminuindo os riscos de ações trabalhistas contra a empresa, melhorando as condições de trabalho, entre outros benefícios.

Na Jornada estão definidos todos os parâmetros legais e operacionais que devem ser seguidos pelos motoristas, que passam a ter conhecimento desses parâmetros e mais interação com a empresa, realizando as ações necessárias para a efetivação correta da Jornada, estando assim todos os envolvidos cientes desse monitoramento e controle.

Muitas empresas ainda fazem manualmente o controle de jornada, porém existem no mercado soluções para automatizar esse processo, independentemente do porte, mesmo pequenas empresas, com poucos motoristas, podem automatizar o processo, otimizando muito a sua gestão e garantindo maior segurança nesse controle.

A Trafegus conta com um completo sistema de Controle de Jornada de Motoristas, que atende empresas de quaisquer portes, com a possibilidade de utilização totalmente em nuvem, sem a necessidade de infraestrutura de servidores, diminuindo os custos de aquisição e manutenção, podendo realizar a Jornada por Deslocamento, Macros ou Mensagem Livre, atendendo à legislação vigente, aumentando a segurança jurídica, apresentando informações precisas, possibilitando maior economia e otimizando a gestão.

 

 

 

Fábio Luiz Furtado – Especialista em vendas, Gerente Comercial na TRAFEGUS Sistemas.

Icone Trafegus Footer-a

+55 49 3026-7777

contato@trafegus.com.br

©Todos os direitos reservados a Trafegus® Sistemas.