Como escolher o melhor sistema de logística?

O sistema de logística escolhido por sua empresa pode gerar economias importantes. E que negócio não precisa unir eficiência, eficácia e economia, não é mesmo?

Portanto, uma vez que influencie nos resultados, a escolha precisa ser bastante criteriosa.

É possível gastar menos, tanto tempo quanto recursos, com uma decisão assertiva por um sistema de logística que atenda às reais necessidades de sua empresa.

E, certamente, com um gerenciamento adequado de logística, além de processos facilitados pela automatização e organização, seu negócio só tem a ganhar.

Dessa forma, é preciso avaliar com bastante critério as possibilidades, compreender e ter clareza das necessidades da empresa e prever possíveis problemas e se o sistema de logística pode ou não contribuir para a resolução.

Mas você sabe quais são os aspectos mais relevantes para serem levados em consideração para essa escolha?

É justamente o objetivo deste texto: contribuir na decisão a respeito do melhor sistema de gestão para seu negócio.

Sistema de logística e suas funções

Em uma transportadora ou em uma empresa com frota própria, o sistema de logística servirá para haver mais controle das operações de transporte.

Isso significa um gerenciamento mais qualificado, possibilitando:

– rapidez na visualização e, consequentemente, redução nos erros;

– controle mais eficaz dos custos;

– melhores resultados de produtividade.

A tecnologia, acima de tudo, existe justamente para disponibilizar os recursos de controle e acompanhamento necessários e que agregam valor ao negócio pela logística.

Ou seja, o sistema de logística precisa possibilitar, de maneira ágil, a visualização da frota, bem como seus status nos diversos momentos da viagem.

Agregando a isso, ainda, a tecnologia deve produzir indicadores úteis para a medição de resultados.

Em suma: todas as etapas da operação ficam mais visíveis; os processos, mais detalhados; a gestão de custos, mais facilitada; e a entrega dos serviços, mais eficiente.

O que sua empresa precisa de um sistema de logística?

Essa é a pergunta principal para que você escolha o melhor sistema de logística para seu negócio. Afinal, as necessidades de melhoria do atual controle é que precisam ser suprimidas.

Se dentre dezenas de possibilidades que um determinado sistema de logística ofereça não houver aquele que responde às demandas de sua empresa, ele não é bom para seu negócio.

A sugestão, portanto, é listar todas as necessidades: o que falta à empresa gerenciar e o que se quer melhorar no controle das operações.

Somente com esse checklist será útil pesquisar as tecnologias disponíveis no mercado.

Avalie o custo-benefício

O mercado cresce e os produtos melhoram quando há concorrência. Isso certamente é fato, não há dúvidas!

Mas muita gente acaba recebendo e ouvindo muitas propostas, comparando muitos preços e acaba esquecendo justamente o mais importante: se o sistema de logística atende às necessidades da empresa.

É por isso que iniciamos nossa lista apontando que é fundamental a listagem das demandas da empresa para a contratação de uma tecnologia.

Certamente, o principal critério de avaliação não deve ser o preço; e sim, o valor.

Em outras palavras: realmente não é interessante economizar 30% em um sistema de logística que não resolva as necessidades de seu negócio.

O resultado será um gasto vazio, ou seja, uma economia pontual, em uma aquisição; e não uma economia por melhoria de processo, com resultados mais positivos para a empresa.

Portanto, aqui vale uma análise bastante intensa e detalhada antes da contratação: qual sistema de logística resolverá os problemas já listados e com o menor custo?

O sistema de logística da Trafegus

Para que você possa escolher adequadamente, mostramos, a seguir, um pouco do que o sistema de logística da Trafegus Sistemas disponibiliza. São vários monitores:

Trafegus Logística:

– Acompanhamento em tempo real das operações. Permite visualizar o status da viagem (em atraso ou no prazo), status das entregas, e uma série de controles de tempos da viagem – como tempo total da viagem, previsão de chegada da próxima entrega, previsão de fim de viagem recalculado, localização atual do veículo.

– Permite visualizar o tempo total da viagem, tempo em trânsito, atraso médio.

– Oferece o agrupamento de informações de acordo com a demanda do cliente – é possível agrupar mais de um tipo de informação, permitido a visualização rápida das informações.

– Dispõe de filtros em todas as colunas existentes, entre elas filtros por gestor de frota, tipo de operação, ponto de origem e destino da viagem, status da viagem, entre outros.

– Permite escolher as colunas e sua ordenação, em nível de usuário.

– Possibilita a criação de perfis de usuário com as informações relevantes a cada um deles, no qual, sempre que aberto, estará com as informações customizadas para o mesmo.

– Dispõe de informações de progresso da viagem, alertas gerados, quantidade de entregas previstas e realizadas, status de temperatura, posição atual do veículo, entre outras.

– Entregas, coletas, temperaturas e faixas, violações e alertas, chegadas e saídas, tempos em carga, descarga e pátio, recálculos para chegada aos destinos, além de filtros, onde ambos permitem a visão em nível de perfil de usuário.

Mapa de Controle

– Visualização de todos os veículos da frota em mapa.

– Permite a configuração de perfis de visualização para parametrizar quais as informações serão visualizadas.

– Permite configurar os veículos por status de viagem, sem viagem ou com SM, também selecionar as cercas eletrônicas a serem visualizadas, bem como classes de referências e tempo de atualização da tela.

Transit Time

– Monitor permite o acompanhamento do progresso da viagem em tempo real, semelhante ao monitor logístico, mas de forma mais enxuta, com controle de baixas nas entregas, previsão de fim da viagem recalculado, status da viagem, percentual de entregas realizadas, entre outras informações.

– Permite filtrar por todas as colunas, bem como aplicar filtros gerais.

Controle de Frota

– Monitor exibe informações em forma de slide show e permite, em tempo real, o acompanhamento da frota, com visualização em mapa, gráficos e grids com informações de:

Status de viagem carregado/vazio.

Sirene acionada.

Bloqueio acionado.

Transit time da viagem.

Veículos parados e em movimento.

Permite personalizar a exibição das informações de acordo com o perfil do usuário.

Deseja saber mais? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Icone Trafegus Footer-a

+55 49 3026-7777

contato@trafegus.com.br

©Todos os direitos reservados a Trafegus® Sistemas.