Blog Trafegus
Gestão logística: como otimizar custos por meio da autogestão
O desenvolvimento acelerado do varejo, o boom das vendas online, a concorrência cada vez mais acirrada, a exigência por atendimento eficiente e as demandas por entregas mais rápidas fizeram com que a gestão logística se tornasse um pilar estratégico para as empresas.
De acordo com a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro 2023, da BigDataCorp, as vendas online estão em crescimento há 10 anos. Desde 2014, o setor cresceu 20% graças à conquista de novos consumidores e o surgimento de grandes lojas virtuais.
E os números seguem surpreendendo. Um levantamento feito pela Nuvemshop (plataforma de e-commerce na América Latina) mostra que as pequenas e médias empresas do varejo online no Brasil registraram movimentação de R$ 2 bilhões nos primeiros seis meses de 2024, um valor 33% maior que o registrado no mesmo período de 2023.
Mas como gerenciar a produção de bens, abastecer centros de distribuição e fazer entregas ágeis sem aprimorar a gestão logística ou, melhor, sem investir em autogestão?
Nesse artigo, convidamos você a entender como otimizar os custos com a gestão logística da sua empresa e elevar a performance operacional por meio da autogestão. Confira!
O que é a autogestão logística?
A autogestão é a estratégia adotada por empresas que desejam automatizar e centralizar o gerenciamento das atividades com o objetivo de aprimorar a qualidade, a produtividade e a visibilidade logísticas.
Em geral, é a decisão mais acertada quando se quer assumir a responsabilidade sobre os processos logísticos e ter autonomia para realizar os controles em tempo real, garantindo a gestão confiável do negócio.
Dentro da logística, especificamente, o termo avança para uma relação com a independência da empresa sobre a gestão das operações, sem que o monitoramento e as análises sejam feitas exclusivamente por empresas terceirizadas.
Ou seja, a autogestão é a oportunidade que a empresa tem de fazer a sua própria gestão logística. Na prática, isso quer dizer que os processos e fluxos serão monitorados, acompanhados, registrados e analisados dentro de casa.
Lógico que, para isso, é necessário contar com softwares, plataformas e ferramentas de parceiros estratégicos, especialistas em desenvolver sistemas e realizar essas aferições com segurança e confiabilidade.
O foco da autogestão está, exatamente, em personalizar as análises para dar fluidez e agilidade aos processos, fazendo não apenas o acompanhamento das etapas logísticas do início ao fim, em tempo real, mas também tomando decisões de forma muito mais rápida e dinâmica.
Diferença entre gestão logística e autogestão logística
Apesar de terem o mesmo propósito, a gestão logística e a autogestão logística diferem na execução da estratégia.
Ambas fazem a administração dos processos, desde o ponto de origem até o destino final, atentando-se ao planejamento e ao controle eficiente do fluxo de bens, serviços e informações e, assim, garantindo a satisfação do cliente.
Porém, a autogestão logística monitora essa jornada de maneira mais personalizada e centralizada, ou seja, dando atenção às variáveis da operação e aos diferentes cenários.
Isso significa que a otimização dos processos é contínua e pode ser realizada em tempo real, pois o fato de a própria empresa estar no controle possibilita que as respostas às eventualidades sejam imediatas.
A gestão logística atua muito bem com o planejamento das atividades e com a análise dos registros, avaliando pontos de melhoria futuros. Mas não dispõe de tecnologia para o monitoramento em tempo real, o que dificulta as tomadas de decisão ágeis e assertivas ou os ajustes nas jornadas de transporte.
Benefícios da autogestão
Se a gestão logística parece uma tarefa complexa, a autogestão pode, inicialmente, assustar um pouco mais. Porém, com as ferramentas adequadas, ela se torna um processo orgânico para a empresa.
É fato que gerenciar a logística de ponta a ponta requer a análise de variáveis e o acesso a inúmeras informações e fluxos necessários para o acompanhamento e o gerenciamento dos detalhes.
A autogestão é aliada nisso e traz benefícios que superam a complexidade dos processos logísticos. Confira!
Redução significativa de custos
Controlar e reduzir os custos é um dos maiores desafios da cadeia logística. Com a eliminação de taxas e valores extras cobrados por empresas terceirizadas, fica mais fácil controlar os custos. O resultado? A rentabilidade da operação aumenta.
Maior controle e visibilidade
A autogestão permite o controle total da operação e o mapeamento de todos os processos, oferecendo visão completa. Além disso, facilita o acompanhamento, em tempo real, de cada etapa logística, e assim evidencia pontos fortes e fracos.
As vantagens incluem: identificar gargalos, otimizar rotas e tomar decisões estratégicas com base em dados precisos.
Melhoria da eficiência e agilidade
A autogestão logística com acompanhamento das rotas em tempo real possibilita a otimização de processos internos, redução de tempo de espera e entrega mais rápida dos produtos aos clientes.
Esse monitoramento traz subsídios para aperfeiçoar a roteirização e dar agilidade a esse fluxo, o que, consequentemente, apressa as entregas, aumenta a satisfação do cliente e melhora a competitividade.
Maior flexibilidade e adaptabilidade
Com a autogestão a empresa se torna mais ágil e flexível para responder às mudanças nas demandas do mercado.
O acompanhamento ininterrupto das atividades permite que as intercorrências sejam tratadas com flexibilidade. Isso envolve, por exemplo, ajustes nas rotas, otimização das frotas e melhoria dos processos, tudo de acordo com as necessidades.
Melhoria da qualidade e segurança
O acompanhamento em tempo real do transporte garante mais segurança para a carga. Ao usar tecnologia para monitorar a viagem, a empresa e os clientes se sentem mais seguros.
Ao possibilitar o rastreamento, as ferramentas de autogestão logística possibilitam a proteção contra perdas, avarias e atrasos, resultando em entregas muito mais satisfatórias para os clientes.
Reforço da imagem da empresa
O controle que a autogestão logística oferece à empresa se traduz em um relacionamento mais transparente, objetivo e coerente com o cliente.
Esse amadurecimento da comunicação demonstra profissionalismo, credibilidade e compromisso com a qualidade. Tudo isso eleva o nível de satisfação e melhora a imagem da empresa no mercado.
Como a tecnologia ajuda na autogestão logística
Para a empresa que deseja fazer a autogestão dos processos logísticos, investir em tecnologia é um passo fundamental. Para coletar, monitorar, registrar e analisar os indicadores de desempenho é preciso contar com uma ferramenta capaz de processar todos os dados de forma precisa, segura e confiável.
Com a tecnologia certa, a sua empresa pode:
- Integrar todas as etapas do processo logístico, tendo uma visão 360 graus da cadeia operacional.
- Monitorar cada etapa da operação.
- Receber dados, indicadores e informações em tempo real.
- Identificar quais são os pontos mais relevantes para o processo.
- Acompanhar as informações em dashboards personalizados e atualizados continuamente.
- Aprimorar as tomadas de decisão no caso de intercorrências ou em situações não-planejadas.
- Gerar relatórios detalhados, com análises comparativas.
Com tantas vantagens fica fácil afirmar que a tecnologia é uma grande aliada da autogestão logística. Além de automatizar atividades, reduzir erros e falhas humanas, a autogestão aumenta a eficiência operacional da empresa.
Por que escolher a Trafegus como aliada da autogestão logística?
Fazer a gestão logística com o máximo de eficiência é um componente crucial para o sucesso de qualquer negócio e as soluções da Trafegus trazem a inovação e as vantagens necessárias para o sucesso dessa estratégia.
A Trafegus ajuda as empresas a fazerem o controle total da sua cadeia de suprimentos e otimizar os processos.
Se chegou a hora de a sua empresa avançar na excelência operacional e investir na autogestão logística, você pode contar com a Trafegus para ser sua parceira nessa jornada.
Com ampla expertise no segmento de transportes e reconhecida como uma plataforma de serviços que agrega valor às centrais de monitoramento ou torres de controle, a Trafegus atua, desde 2009, desenvolvendo e aprimorando as tecnologias que oferta para o setor.
Atualmente, é a maior fornecedora de sistemas para gerenciamento de riscos do Brasil e sua plataforma conta com maior número de integrações do mercado, melhor nível de automação, de controle e de gestão.
Consequentemente, os clientes obtêm os melhores resultados operacionais e financeiros.
Para saber mais sobre as soluções da Trafegus para a autogestão logística, entre em contato agora mesmo!