O movimento Maio Amarelo foi criado pela conscientização das pessoas no sentido de minimizar as mortes no trânsito.
A ideia é que sociedade e Poder Público atuem de maneira integrada pelo bem comum, por um trânsito menos letal.
Portanto, no Maio Amarelo, o objetivo é que haja discussões, que os entes se envolvam, se mobilizem e promovam ações.
Tudo para que os números sejam reduzidos e que menos vidas sejam perdidas. Afinal, os dados são realmente alarmantes:
Três mil vidas perdidas por dia nas estradas no mundo;
Nona maior causa de mortes no mundo;
Primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos;
Segunda causa de mortes na faixa de 5 a 14 anos;
Terceiro responsável por mortes na faixa de 30 a 44 anos;
Os acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1 a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. (Fonte: maioamarelo.com)
A Trafegus no Maio Amarelo
A Trafegus Sistemas, que atua indiretamente no setor de transportes, tendo como parceiras empresas que estão diariamente no sistema viário do país, certamente não poderia ficar de fora da campanha.
É pelo sistema viário que o Brasil, um país continental, consegue transportar mercadorias, minimizando as distâncias. Portanto, movimenta de maneira essencial a economia do país.
Como uma forma de engajamento no movimento Maio Amarelo, conversamos com pessoas de transportadoras parceiras.
Transportes Framento e o Maio Amarelo
A primeira parceira que conversamos foi a Transportes Framento. O Gerente Administrativo da empresa, Michel Cuchi, comentou sobre a relação da transportadora e o Maio Amarelo.
Cuchi considera que o Maio Amarelo é bastante importante. Entretanto as ações devem ser constantes. “Um mês em destaque no ano, para nos lembrarmos de fazer todos os dias”, ressalta ele.
A conscientização dos funcionários da transportadora é promovida durante todo o ano.
Cuchi cita algo muito prático e que é parte da rotina da empresa: os funcionários da Transportes Framento são avaliados mensalmente, principalmente a respeito de aspectos de segurança no trânsito.
Durante o Maio Amarelo, segundo o Gerente Administrativo, como reforço para a conscientização pela redução de mortes no trânsito, são feitas, por exemplo, campanhas, avaliações e até mesmo premiações.
Isso, sempre tendo em vista o mais importante: a minimização de acidentes de trânsito.
Mas ele ressalta que a tecnologia também é contribui para a redução de acidentes graves.
“Usamos a tecnologia a nosso favor, desde a Telemetria dos veículos, sistemas de câmeras on-board para garantir uma direção mais segura.
Entre os itens mais importantes estão excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, controle de fadiga e distração, entre outros”.
Cada ente faz sua parte
Como citado anteriormente, o Maio Amarelo é um movimento no qual deve haver uma ação conjunta e coordenada entre a sociedade e o Poder Público. Para Cuchi, isso é fundamental.
Ele acredita que algo essencial para a redução de acidentes graves, infelizmente, está bastante deficitário atualmente. Em outras palavras, é necessário que algo seja feito com urgência.
“Sem sombra de dúvidas, a qualidade das nossas rodovias. A Transportes Framento roda mais 6 milhões de quilômetros mensalmente, e é possível ver o descaso que vai desde a conservação das vias, a falta de sinalização.
Também, falta de fiscalização, pois ainda observa-se veículos sem condições de trafegabilidade em atividade”, finaliza.